Sumario:
Os conhecimentos de facto e a relação de causalidade.
Actividade de consolidação.
QUESTÕES REALIZADAS NA AULA Actividade 3 PÁG.193
1; O que significa a ideia de causalidade, isto é, o que quer dizer a expressão "conexão necessária entre dois fenómenos"?
A ideia de causalidade é uma crença subjectiva sem base racional ou empírica. Não há nenhuma impressão sensível da qual derive a ideia de causa.
2; Assinale a passagem do texto 3 que mostra que não há experiência da relação causal entendida como conexão necessária.
"como não temos ideia alguma que não derive de uma impressão, se afirmamos ter a ideia de ligação necessária (ou causal), deveremos encontrar alguma impressão que esteja na origem desta ideia."
3-Segundo Hume, não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos? Porquê?
Não, não podemos comprovar pois Hume negou que possamos fazer qualquer ideia de causalidade que não através do seguinte: Quando vemos que dois eventos sempre ocorrem conjuntamente, tendemos a criar uma expectativa de que quando o primeiro ocorre, o segundo seguira na sua opinião as crenças não podem ser eliminada mas que também não pode ser provada verdadeira por nenhum argumento, dedutivo ou indutivo, tal como na questão da nossa crença na realidade do mundo exterior.
4-Aquilo que a experiência nos permite observar é que dois fenómenos aparecem conjuntamente, um a seguir ao outro, repetidas vezes. Como é que inferimos - já que não a constatamos - uma relação necessária ou causal entre esses dois fenómenos? Será um conhecimento?
Na perspectiva de David Hume nunca podemos ter a certeza de algo acerca de uma situação futura, logo de um determinado acontecimento não precede necessariamente outro, pois tal pode ou não acontecer daí não ser um conhecimento, nós não podemos ter a certeza de algo que ainda não aconteceu independentemente das probabilidades de tal acontecer.